segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mitologia Grega: Pégaso, o cavalo alado!


Pégaso (em grego: Πήγασος) é um cavalo alado símbolo da imortalidade. Sua figura é originária da mitologia grega, presente no mito de Perseu e Medusa. Pégaso nasceu do sangue de Medusa quando esta foi decapitada por Perseu. Havendo feito brotar com uma patada a fonte Hipocrene, tornou-se o símbolo da inspiração poética.

Belerofonte matou a poderosa Quimera, montando Pégaso após domá-lo com ajuda de Atena e da rédea de ouro, que em seguida tentou usá-lo para chegar ao Olimpo. Mas Zeus fez com que ele derrubasse seu cavaleiro, que morreu devido à grande altura. Zeus o recompensou transformando-o na constelação de pégasus, de onde deveria dali em diante ficar à serviço do deus dos deuses.


Na versão em desenho de Hércules da Disney, Pégaso é um presente de Zeus ao seu filho, logo que o mesmo nasceu (quando ele ainda era imortal), fazendo que se separassem depois.



No anime Cavaleiros do Zodíaco, Pégaso era a constelação guardiã do personagem principal, Seiya. Já no Anime Inazuma Eleven, Pégaso é o animal que aparece nas principais técnicas de Kazuya Ichinose noAnime Beyblade Pegasus e o guardiao de ginga



No anime Sailor Moon Super S, Pégaso era o protetor do sonho das pessoas e vivia no Bosque dos Sonhos. Ele era o espírito de Eliot, o guardião dos sonhos que visitava sempre os humanos em seus sonhos na forma do cavalo Pégaso. Ele sempre aparecia quando Sailor Chibimoon o chamava e também sempre dava poder para Sailor Moon derrotar seus inimigos que pertenciam ao Circo da Lua da Morte.


No filme Fúria de Titãs, pegasus aparece numa floresta junto com outros da sua especie, apenas sendo destinto devido a sua coloração negra. Na historia este ajuda Perseu a sair do Hades, e é sobre este que o heroi consegue derrotar o cetus. Numa outra versão gravada na decada de 80, Pégasus foi dado a Perseu como presente e sua cor era branca.


Na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan, é mencionado um pégaso negro, chamado Blackjack, sendo o mesmo totalmente fiel ao protagonista por ter salvo sua vida.